domingo, 15 de julho de 2012


 Teorias de ensino e aprendizagem

Hoje, ao conversar com uma mãe sobre educação, percebi que muitos pais, não tem um esclarecimento sobre as principais teorias de ensino, outros sequer, sabem o que é.
Resolvi então juntar meus apontamentos do meu tempo de faculdade, dar uma olhadinha na internet   e  então tentar passar pra vocês da maneira mais simples possível as principais teorias que existem.
Bem sei, que não é de nosso costume nos preocupar-mos com isso, estamos mais interessadas em saber se a escola que iremos colocar nossos filhos é boa, se oferece segurança, se tem praçinha, bar,quadra etc.
Mas ai, no decorrer do ano quando seu filho já esta matriculado, muitos se deparam com situações que poderiam ter sido evitadas, se houvesse mais informação destas correntes do pensamento na educação.
 Assim quando forem procurar uma escola procurem saber qual a sua principal orientação teórica e  perguntem:
  •   Como a escola avalia o aluno?
  •   Como se introduz um novo conceito em classe?
  •   Como é utilizado o espaço físico?
  •   Como as regras são estabelecidas?
  •  Não devemos esquecer também de perguntarmos o quanto a escola investe na formação de seus professores.

 Visite o colé­gio em um dia de aula e ­observe. Os pais são con­vi­da­dos a ­entrar ­quando bus­cam os ­filhos? Os pro­fes­so­res pare­cem dis­po­ní­veis para uma con­versa? Também procure saber como são orga­ni­za­dos os even­tos. Os pais par­ti­ci­pam? Opinam? Os alu­nos par­ti­ci­pam? Com esses dados, você terá pis­tas mais con­cre­tas de como a ­escola educa.

As principais linhas teóricas são:

Montessori- criado por Maria Montessori o objetivo deste método de ensino é a formação integral do jovem  uma educação para a vida

Waldorf- clareza do raciocínio , equilíbrio emocional e iniciativa de ação são alguns dos pontos enfatizados por este método de ensino. O professor acompanha a classe por 7 anos.

Comportamentalista- o professor planeja, estimula e passa o conhecimento aos alunos.

Construtivismo- neste método a criança constrói o conhecimento por meios de descobertas.
.
Socioconstrutivismo – neste método o aprendizado não se subordina ao desenvolvimento  das estruturas intelectuais da criança , mas um se alimenta do outro. Trabalha-se muito em grupos


Agora é com vocês, boa escolha!!!


Fonte de pesquisas: apontamentos pessoais e site Educar para crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário