segunda-feira, 30 de julho de 2012

O que é mesmo Psicopedagogia?

...e então gente!!! Estive um pouco ausente né? Mas  vocês sabem bem como é a nossa correria do dia a dia.
Já estava com saudades de  postar  alguma coisa, queria muito que o assunto que abordasse fosse útil  e que viesse de encontro com alguma situação vivida. E é  incrível  como  a vida   nos mostra o caminho a direção...   Hoje achei necessário falar  sobre  quando se faz " urgente  " a intervenção de um psicopedagogo  na aquisição do conhecimento.
Pesquisei  e  estou postando o que me pareceu de mais fácil entendimento a todos. Espero que gostem!



O QUE É A PSICOPEDAGOGIA E O SEU DIGNÓSTICO:


              A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico.  Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade.  Ela também deve, terapeuticamente identificar, analisar, planejar, intervir, através das etapas de diagnóstico e tratamento.
              O diagnóstico sempre poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar outros  problemas e aí ele poderá indicar um tratamento com psicólogos, com fonoaudiólogos, com neurologistas, ou outro profissional a depender do caso indagado e constatado.

O TRATAMENTO DO PSICOPEDAGOCO:


              O tratamento do psicopedagogo  se procede  através do diagnóstico  feito  e já analisado.  Durante o tratamento em instituição escolar, o aluno sem perceber o que está sendo realizado, tem diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá está causando este bloqueio da aprendizagem. Para isto, claro, o psicopedagogo utiliza vários recursos como: jogos, desenhos, brinquedos, computador e outras situações que puderem ser necessárias e eficazes, para revelar a causa de sua dificuldade, criando com isto, também, mais maturidade, concentração, maior atenção etc. Ele também pode de forma amigável e descontraída ensinar ao aluno, a  melhor forma de como ele pode  estudar,  se organizar, fazer as tarefas de casa e outros.
 fonte:www.artigonal.com/educação


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