Teorias de ensino e aprendizagem
Hoje, ao conversar com uma mãe
sobre educação, percebi que muitos pais, não tem um esclarecimento sobre as principais
teorias de ensino, outros sequer, sabem o que é.
Resolvi então juntar meus apontamentos do meu
tempo de faculdade, dar uma olhadinha na internet e então tentar passar pra vocês da maneira mais
simples possível as principais teorias que existem.
Bem sei, que não é de nosso
costume nos preocupar-mos com isso, estamos mais interessadas em saber se a
escola que iremos colocar nossos filhos é boa, se oferece segurança, se tem praçinha, bar,quadra etc.
Mas ai, no decorrer do ano quando
seu filho já esta matriculado, muitos se deparam com situações que poderiam ter
sido evitadas, se houvesse mais informação destas correntes do pensamento na
educação.
Assim quando forem procurar uma escola procurem saber qual a sua
principal orientação teórica e perguntem:
- Como a escola avalia o aluno?
- Como se introduz um novo conceito em classe?
- Como é utilizado o espaço físico?
- Como as regras são estabelecidas?
- Não devemos esquecer também de perguntarmos o quanto a escola investe na formação de seus professores.
Visite o
colégio em um dia de aula e observe. Os pais são convidados a entrar quando
buscam os filhos? Os professores parecem disponíveis para uma conversa?
Também procure saber como são organizados os eventos. Os pais participam?
Opinam? Os alunos participam? Com esses dados, você terá pistas mais concretas
de como a escola educa.
As principais linhas teóricas são:
Montessori- criado por Maria Montessori o objetivo
deste método de ensino é a formação integral do jovem uma educação para a
vida
Waldorf- clareza do raciocínio , equilíbrio emocional
e iniciativa de ação são alguns dos pontos enfatizados por este método de
ensino. O professor acompanha a classe por 7 anos.
Comportamentalista- o professor planeja, estimula
e passa o conhecimento aos alunos.
Construtivismo- neste método a criança constrói o
conhecimento por meios de descobertas.
.
Socioconstrutivismo – neste método o aprendizado
não se subordina ao desenvolvimento das
estruturas intelectuais da criança , mas um se alimenta do outro. Trabalha-se
muito em grupos
Agora é com vocês, boa escolha!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário